Parque da Cidade: A importância dos parques nas cidades

Os parques são mais importantes para a comunidade em muitos aspectos do que apenas ser uma área estética para a cidade. É um lugar para as pessoas se reunirem e serem sociais. Além disso, também tem impactos ambientais que espaços urbanos como Lisboa precisam. 

Essa é a razão pela qual o Parque da Cidade foi construído – para as pessoas construírem uma comunidade fora da arquitetura urbana que as cidades trazem. 

No entanto, há mais do que isso. Através deste mergulho profundo em parques comunitários e seus benefícios, você pode aprender o que torna parques como o Parque da Cidade importantes. Navegue pelo site para saber tudo e mais sobre esse assunto. 

A ideia por trás dos parques

comunitários Um parque comunitário não é apenas para o benefício do bairro. Atende a uma área geográfica maior, perfeita para cidades como Lisboa, para permitir às pessoas um vasto leque de opções para as suas necessidades recreativas. 

Diferentes coisas podem ser vistas em parques como o Parque da Cidade. Às vezes, você verá trilhas ecológicas, quadras esportivas, playgrounds temáticos e parques naturais. É uma fossa de atividades recreativas que podem mudar sua vida. 

Benefícios para a saúde

Além do esteticismo que os parques trazem, há muitos benefícios para a saúde tanto para a mente quanto para o corpo que os parques estimulam. Aqui estão alguns que nosso parque tenta ativamente trazer:

Aumentar a saúde mental e o bem-estar

A topografia natural dos parques é uma boa pausa da agitação da cidade. Isso permite que você faça uma pausa significativa e pacífica de todas as responsabilidades que precisa cumprir para o dia. Em outras palavras, você respira com as coisas que o mantêm ocupado. 

Apenas ter algumas horas para si mesmo em parques pode aumentar sua saúde mental e bem-estar geral. Seu cérebro não apenas responde bem à natureza, mas mantém você focado em si mesmo por enquanto, sem ter que se preocupar com nada. 

redução de estresse

oferecem uma fuga do estresse que você experimenta em sua vida diária, o que é bom para sua saúde mental. Às vezes, as coisas podem chegar até você e você precisa fugir. O Parque da Cidade é a sua fuga disso. 

Além disso, este é um espaço seguro para sair da esfera digital apenas por um tempo. O esgotamento que você experimenta no trabalho e nas experiências sociais não é brincadeira e ter tempo para si mesmo nos parques pode reduzir muito o estresse que você sente há muito tempo. 

Melhorar a sua concentração

Visitar espaços verdes melhora muito a função cognitiva, como a concentração. Isso não se limita às tarefas diárias que você precisa fazer, pois também inclui sua criatividade e imaginação. 

Na maioria das vezes, o hiperfoco que você direciona para as tarefas cotidianas limita sua criatividade, fazendo com que você ignore mais o ambiente ao seu redor. Além disso, você esquece as outras coisas importantes da vida que devem ser desfrutadas. 

Melhorar sua concentração significa apenas que lhe dá a capacidade de se concentrar em outras coisas que podem fazer você feliz, além de melhorar seu conjunto de habilidades de uma maneira nova e empolgante. 

Incentiva atividades de condicionamento físico

O espaço aberto dos parques estimula a prática de atividades físicas. Isso pode ser correr, correr, andar de bicicleta, fazer aulas de Zumba e aeróbica e muito mais. Apenas o simples fato de que você pode ser fisicamente ativo em parques é suficiente para você ir.

Além disso, a beleza cênica dos parques pode seduzi-lo a se mexer. Há algo em ver a maravilha da natureza que faz você seguir em frente e se sentir feliz por estar vivo. 

Benefícios ambientais

Não há como negar que os espaços verdes são bons para a sociedade porque são um pedaço da natureza em uma comunidade urbana. Aqui estão alguns dos benefícios que os parques podem trazer em uma comunidade:

Reduz o calor urbano

A falta de árvores e solo na cidade contribui para o efeito geral do calor urbano. Isso porque o cimento e os pavimentos absorvem tanto calor que pode ser sentido diariamente. Pode até piorar quando chove e o calor se transforma em vapor do solo. 

Ter espaços verdes como parques ajuda a reduzir o calor que emana do zero. Isso porque as folhas das árvores e as plantas sombreiam o solo para que o calor não permeie tanto. 

Coleta as águas pluviais

Esgotos e drenagens podem gerenciar a água, mas quando a tempestade vem, as coisas podem ficar um pouco mais imprevisíveis. É por isso que o solo não pavimentado com árvores é útil. A terra plantada com árvores e plantas pode absorver água dez vezes em comparação com túneis subaquáticos. 

Isso pode ajudar a diminuir as inundações nas cidades que geralmente acontecem hoje em dia, especialmente com o clima imprevisível causado pelas mudanças climáticas e pelo aquecimento global. 

Além disso, ter mais parques com paisagismo natural também pode ajudar a reduzir o aquecimento global que contribui para a mudança do clima e das condições climáticas.  

Fornece ar limpo

A fotossíntese é o processo pelo qual as folhas das plantas criam alimentos para si mesmas através da luz solar e dos nutrientes do solo. Como parte do processo, essas plantas usam dióxido de carbono e liberam oxigênio como subproduto. Essa é a principal razão pela qual parques como o Parque da Cidade podem ajudar a fornecer ar limpo. 

Como as cidades têm altas taxas de emissões de carbono, ter parques e espaços verdes são valiosos para fornecer ar limpo. Mesmo o menor pedaço de terra com plantas e árvores pode ajudar. Isso também reduz a quantidade de poluição do ar que permeia a comunidade.

Protege o ambiente natural e seus ecossistemas

Cada parque tem seu próprio ecossistema que fornece um habitat natural para muitos organismos, não apenas pessoas e animais. No entanto, à medida que as cidades crescem, o ambiente para o qual esses organismos podem prosperar se torna cada vez menor. 

A fauna urbana deslocada encontra refúgio nas proximidades dos parques. Quando esses parques forem apoiados, esses animais não precisarão temer por suas vidas. 

Benefícios sociais

Além dos benefícios ambientais e para a saúde dos parques, há também um lado social. Aqui estão algumas das coisas que você pode esperar para sua comunidade por causa do Parque da Cidade:

Cria uma identidade comunitária

O espaço que um parque comunitário oferece incentiva as pessoas a interagir e se envolver umas com as outras. Isso também é bom para atividades recreativas que colocam a comunidade no centro, o que é benéfico para as pessoas porque elas terão um sentimento de pertencimento. 

Bem no centro disso está a identidade da comunidade. As atividades com as quais muitas pessoas se envolvem nos parques – seja um concerto, uma feira, uma reunião ou um piquenique em família – as ajudam a se familiarizar com muitas coisas que constroem a comunidade. 

Incentiva a socialização entre as pessoas que vivem na comunidade

Além da identidade comunitária, as pessoas podem socializar umas com as outras nos parques. Isso porque o espaço é seguro o suficiente para eles se permitirem vivenciar a vida de uma forma diferente.

Os parques oferecem um espaço seguro para as pessoas se conhecerem e ajudarem a construir a comunidade que gostariam de ter. Esse é mais um dos objetivos que o Parque da Cidade pretende atingir através dos muitos eventos que irão decorrer num futuro próximo. 

Permite que as crianças brinquem e explorem

Playgrounds estão disponíveis para as crianças brincarem e explorarem. Não se preocupe, pois o equipamento utilizado segue o padrão e é certificado como seguro para a diversão das crianças.

Ter um lugar seguro para eles brincarem ao ar livre e se aventurarem com supervisão mínima é fundamental para eles aprenderem. Isso também lhes proporciona experiências fora de casa que lhes serviriam bem à medida que crescem para se tornarem adultos e indivíduos melhores. 

Reduz

a criminalidade Há um estudo que ter parques reduz a criminalidade nos bairros. Isso se o parque estiver apoiando ativamente os jovens com várias atividades ao ar livre. 

A diminuição das taxas de criminalidade está correlacionada com os parques porque esses espaços oferecem uma alternativa aos jovens. Eles não recorreriam ao comportamento criminoso porque há outras atividades recreativas que estão reservadas para eles. 

Além disso, os parques mantêm essas crianças a salvo de danos. Já que a prefeitura está de mãos dadas com o Parque da Cidade, fique tranquilo que essas crianças ficarão fora de situações desfavoráveis.

Oferece espaço para as famílias se unirem

As famílias podem usar o parque como quiserem. Seja uma atividade esportiva divertida ou apenas um piquenique bem perto da beira do rio, há algo para cada membro da família desfrutar. 

Ter essas atividades nos parques não apenas aproxima as famílias, mas ajuda a estabelecer o vínculo que elas precisam. Além disso, eles se conhecem mais admirando a beleza da natureza bem no coração da cidade. 

Cria um espaço seguro para os colegas se reunirem

Pares de todas as idades são bem-vindos para se reunir em parques para qualquer finalidade. Seja para um estudo em grupo ou um encontro à tarde, não há problema algum.

Os parques são ambientes seguros para permitir que essas pessoas explorem e conheçam indivíduos fora de seu círculo. O mais interessante é que esses grupos de pessoas podem desfrutar da beleza da natureza juntos enquanto criam momentos e experiências memoráveis ​​uns com os outros. 

Contacte-nos hoje para as necessidades do seu parque!

Se tiver alguma dúvida ou preocupação sobre o Parque da Cidade e os serviços que a equipa presta, não hesite em contactar-nos através das nossas linhas oficiais. Nossos representantes terão o maior prazer em atendê-lo com o que você precisar de nós. 

Leave a Comment

Your email address will not be published.